Projeto Castração

O projeto de Castração Animal da CiaBichos foi criado em 2009 com o intuito de demonstrar ao poder público, instituições, colegas veterinários e voluntários que é possível haver um controle populacional de cães e gatos. Esta conscientização seria feita através da educação da população com palestras, folders, cartazes para o público em geral e crianças nas escolas.

Na época em que foi dado início ao projeto, o Abrigo Animal* contava com cerca de 1.000 animais abrigados em sua sede. Considerando o número de clínicas veterinárias cadastradas no município de Joinville (no mesmo período), foi calculada uma estimativa de 44 animais a serem castrados entre as 23 clínicas. Partindo-se do pressuposto de que nem todos gostariam de participar de tal evento, porém, com um número considerável de colegas Médico Veterinários, em torno de 6 meses teríamos castrados todos os animais do abrigo. Agora imagem como isso seria ainda mais rápido hoje, com mais de 40 clínicas cadastradas no município! E com os trabalhos de conscientização a pleno vapor!

Para efeito de desenvolvimento da ideia e um demonstrativo do efeito desta possibilidade, a CiaBichos aderiu o projeto ao seu quadro clínico em 2010 e castrou 120 cadelas e 35 gatas entre os animais do Abrigo Animal e outras instituições. Infelizmente este projeto foi engavetado e não houve maior interesse do poder público, das autoridades e nem mesmo de outras ONGs existentes na cidade de Joinville.

Diante disso ficam as perguntas: há um real interesse em resolver este problema? A ênfase na boa educação dos nossos cidadãos está sendo efetiva? Não cabe a nós resolvermos todas estas questões, porém, no centro da nossa atividade profissional e em respeito aos animais, seguimos com o projeto em frente dentro das nossas possibilidades e realidade. Dessa forma, tentando minimizar o problema de abandono de animais, a CiaBichos continua com as castrações semanais para o Abrigo Animal e outras ONGs, contribuindo assim para um mundo melhor. Faça a sua parte também. Não abandone nem maltrate os animais. Preserve.

*A Associação ABRIGO ANIMAL é uma ONG sem fins lucrativos fundada por voluntários em julho de 2001. Seu objetivo é proteger animais domésticos abandonados e maltratados, providenciando atendimento veterinário, castração e vacinação feitos por nós aqui na CiaBichos.

A Associação é mantida através de doações dos voluntários, doações espontâneas da comunidade, da venda de produtos do Abrigo Animal. Conta também com um convênio entre a Prefeitura Municipal de Joinville e a Secretaria Municipal da Saúde (017/2003 AAZ), firmado em 2003, e também com o Instituto Th. Isolde Odebrecht desde 2014.

Atualmente as Castrações Sociais são realizadas pelo Centro de Bem-Estar Animal – CBEA. Para maiores informações:

Centro de Bem-Estar Animal – SAMA.UBE.CBEA
Localização: Estrada Blumenau, km 11, s/nº – Vila Nova, Joinville – SC
Horário ao público: segunda a sexta, 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos
Setor de atendimento: recepção da localização
Canais para comunicação: (47) 3433-6157”