ORTOPEDIA

Assim como na medicina humana, o ortopedista veterinário é um especialista bastante requisitado no tratamento de animais de estimação, afinal apesar do constante cuidado, acidentes acontecem. A ortopedia veterinária é imprescindível na hora de tratar os quadros em que houve algum tipo de dano aos ossos, tendões e ligamentos. A realização de cirurgias, com implantes de pinos, placas metálicas e próteses é possível e cada vez mais comum.

O preço de qualquer intervenção cirúrgica ortopédica não é exatamente barato, pois se trata de um procedimento delicado, de elevado risco e que precisa de equipamentos especiais. A demora em se instituir o tratamento pode resultar em um período de recuperação prolongado ou, em casos mais graves, paralisia permanente.

O tratamento correto deve ser feito num prazo de 8 horas após o trauma, e a cirurgia dentro das primeiras 24 horas. Dessa forma as chances para que se obtenha maior êxito na recuperação são maiores. Entre os principais casos traumatológicos e ortopédicos estão: fraturas, luxações, artrites, artroses, displasia, ruptura de ligamentos, etc.