ANESTESIA VETERINÁRIA

As técnicas e procedimentos da medicina veterinária avançaram muito nos últimos tempos, promovendo maiores cuidados e melhores métodos de tratamento. Dentre as técnicas que mais cresceram nos últimos anos, está a anestesiologia veterinária, que progrediu devido a grande recorrência de operações cirúrgicas em animais domésticos, afinal o sucesso de uma cirurgia está diretamente ligado a uma anestesia eficiente e segura.

Com a evolução da medicina de pequenos animais o clínico deve estar atento às mudanças e buscar o aperfeiçoamento. Um profissional capacitado saberá indicar a melhor anestesia para cada caso, preparar o pré-anestésico e executar a cirurgia com perfeição.

Para que isso ocorra, alguns cuidados devem ser tomados, como a avaliação pré-anestésica. Nesse momento, o Médico Veterinário precisa analisar a idade, a raça, o estado geral do paciente e o tipo de intervenção necessária.

É importante ressaltar que procedimentos cirúrgicos só podem ser realizados em clínicas ou hospitais veterinários; nunca em consultórios, pet shops ou agropecuárias. Peça sempre para conhecer as instalações e a sala de cirurgia e verifique se existe um Médico Veterinário para aplicar a anestesia.